Precisando de
Home Care?

ou ligue para:
11 4127-3849

Saúde bucal na terceira idade: é possível viver sorrindo
Foto: Jornal do Site

Foto: Jornal do Site

Saiba quais são os problemas odontológicos mais comuns aos idosos

Regularmente vemos idosos usando dentadura ou até mesmo sem prótese nenhuma e isso faz com que acreditemos que a queda de dentes é algo natural para quem tem idade avançada, mas isso não é verdade. Atualmente a terceira idade pode manter seus dentes saudáveis se tiver acompanhamento odontológico especializado.

O cuidador de idosos da Friends Care, Pedro Alexandre de Oliveira Lourenço, explica que com o envelhecimento, os dentes passam a ter menos vascularização, podendo se quebrar mais facilmente. “Hoje é possível ver pessoas com mais de 60 anos tendo a arcada dentária completa ou quase completa, isso só não acontece quando não há manutenção odontológica por muitos anos seguidos”, ressalta.

Se o paciente tiver algum problema de saúde, como diabetes, por exemplo, o tratamento dentário deve ser dirigido de outra forma, por isso é importante informar tudo ao dentista responsável pelo tratamento do idoso. Quem já utiliza próteses é preciso ficar alerta e cuidar bem dela, pois dentaduras de uso prolongado podem não oferecer uma boa mastigação, além de sofrer problemas digestivos e absorver poucos nutrientes que são essenciais para a saúde.

Os medicamentos utilizados por idosos também podem comprometer a salivação. Se a redução de saliva ocorrer, a incidência de cáries e lesões bucais podem surgir com maior facilidade, fazendo com que o paciente sinta dor. É natural também que a sensibilidade surja ou se agrave com a idade, podendo haver a retração gengival e expondo áreas do dente que quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias fazem o paciente sentir dores agudas. Portanto, é essencial a busca por um profissional que entenda sobre os problemas voltados à terceira idade.

Dica
Para que os dentes durem a vida inteira é necessário escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e realizar exames completos e limpeza regular com um dentista de sua confiança.

Autor: Deise Cavignato

Tags:, , , , , ,

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário

Atendemos toda em as cidades do ABC. Cuidamos de idosos em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra!