Precisando de
Home Care?

ou ligue para:
11 4127-3849

Idosos votam pela cidadania

Crédito da foto: Jornal Metas

Crédito da foto: Jornal Metas

Pessoas com mais de 70 anos superam a marca de 24 milhões de eleitores e farão a diferença na eleição

Enquanto muitos cidadãos nem pensam em votar ou desejam que este ato não seja compulsório, jovens e idosos mostram que comparecer às urnas é fundamental para o futuro do país. O voto é facultativo para quem têm 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70. No entanto, há uma diferença entre essas duas gerações, de acordo com os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o número de eleitores com mais de 60 anos cresceu 17% nos últimos quatro anos chegando a 24,3 milhões, já entre os jovens a queda foi de 31%, ou seja, há apenas 1,6 milhão de votantes opcionais com esta faixa etária.

Diante deste destaque, os idosos figuram uma grande classe que enxerga o voto como uma conquista pelo direito cívico. “A terceira idade já passou por muitas lutas políticas que nem todas as pessoas entendem e por isso mesmo veem a importância do voto. Os eleitores com mais de 70 anos sabem que podem fazer a diferença”, pontua Pedro Alexandre de Oliveira Lourenço, cuidador de idosos da Friends Care.

O aposentado Geraldo Antônio Gonçalves de 73 anos afirma que já sabe em quem votará e sempre incentiva os mais jovens a fazê-lo. “Sempre votei e vou continuar votando até minha saúde permitir”, diz com orgulho.

Em 2014, os brasileiros poderão escolher em quem votar para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual para os próximos quatro anos. Vale lembrar que é sempre bom levar um papel com o nome e número dos candidatos, a conhecida cola, para que não se esqueça os dados na hora da votação. E para facilitar, os idosos têm seções especiais para que o voto seja realizado com maior agilidade. Nas zonas eleitorais que não houver esse diferencial, os idosos têm o direito de votar primeiro.

História
A conquista ao voto foi um processo longo e trabalhoso, mas após a criação do Código Eleitoral a consulta popular foi fixada para eleger os representantes do povo. As votações que existiam durante a colônia e durante o Império brasileiro restringia apenas aos homens que tinham alto nível de renda. Com a fundação da República, o voto foi estendido aos demais homens e posteriormente às mulheres.

  • O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro

 Autora: Deise Cavignato

Tags:, , , , , , , ,

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário

Atendemos toda em as cidades do ABC. Cuidamos de idosos em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra!