Precisando de
Home Care?

ou ligue para:
11 4127-3849

Amor mútuo entre casais idosos ajuda a combater doenças
Foto: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Foto: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Casais na terceira idade são responsáveis por auxiliar parceiro(a) a não ficar depressivo

Uma das coisas mais lindas que a vida proporciona é estar ao lado de quem se ama. No entanto, definitivamente é raro encontrar casais que estejam dispostos a passar a vida inteira juntos e superar todas as adversidades de um casamento. É justamente por não ser tão comum encontrar dois velhinhos de mais de 70 anos caminhando juntos de mãos dadas que muitas pessoas se surpreendem quando veem.

Casais assim dão lições de afeto e amor incondicional, além de comprovar que cuidar um do outro e permanecer unidos é essencial para a vida de ambos. Um idoso sozinho pode se sentir abandonado, ficar triste e depressivo e por geralmente estarem longe dos filhos e netos, ter um companheiro(a) pode melhorar esse quadro substancialmente.

De acordo com o psiquiatra e psicanalista Mario Rodrigues Louzã Neto, cerca de 15% dos idosos brasileiros apresentam alguns sintomas depressivos e cerca de 2% têm depressão grave. Esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais.

“Há inúmeros casos de maridos que cuidam de esposas com Alzheimer ou mulheres que cuidam de maridos que sofreram fratura por causa de alguma queda. Esse companheirismo auxilia na melhora ou até mesmo na recuperação da pessoa, logicamente, dependendo de qual doença o indivíduo tiver”, explica o cuidador de idosos da Friends Care, Pedro Alexandre de Oliveira Lourenço.

Problemas no convívio do casal como brigas constantes, agressões verbais e físicas também aumentam os riscos de um idoso ter uma vida mais curta, afinal, a saúde de qualquer pessoa depende da superação dos traumas passados e da recuperação de hábitos saudáveis. Outro fator crucial para a qualidade de vida na velhice é ter um ambiente familiar que dê suporte ao idoso, convivendo com entes queridos e ajudando-o a ser mais ativo como, por exemplo, auxiliá-lo a praticar atividades físicas.

Tags:, , , , , ,

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário

Atendemos toda em as cidades do ABC. Cuidamos de idosos em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra!